Escuteiros em educação ambiental no Parque Natural do Alvão
A actividade ambiental "Criar Raízes", organizada pelo Núcleo FNA de Vila Real, voltou a levar ao Parque Natural do Alvão escuteiros adultos de todo o país, desta feita com o objectivo de reflorestar de uma linha de água afetada pelos fogos do verão passado.
Esta 12.ª edição realizou-se nos dias 3 a 5 de Fevereiro, novamente orientada para a sensibilização e educação ambiental sob o "aprender fazendo", e teve como principal objectivo a retancha de uma área de folhosas e de pinheiro-silvestre (autóctone) e a plantação de folhosas nas proximidades de uma linha de água.

A actividade decorreu com a participação de voluntários de todo o país, da Fraternidade Nuno Álvares, numa parceria com o ICNF/Direção Regional do Norte e o Núcleo de Vila Real,.
Colaboraram ainda na iniciativa, o Município de Vila Real, as Comunidades Locais de Baldios de Bilhó e de Lamas de Olo e Dornelas, e a União de Freguesias de Borbela e Lamas de Olo.
Com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), os voluntários participaram também na devolução à liberdade de duas corujas do mato.
Tiveram
ainda oportunidade de visitar o Museu da Vila Velha e o Centro Histórico de
Vila Real, assim como o Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural
do Alvão.