Dia da Região

25-04-2017

Decorreu no passado dia 23 de Abril de 2017 o Dia da Região com uma atividade organizada pelo Núcleo de Vialonga em colaboração com a Direção Regional.

A atividade teve início junto à Praia dos Pescadores da Póvoa de Santa Iria, onde ainda reside uma comunidade de Avieiros. Visitámos uma casa típica destas gentes do Rio, seguida de uma caminhada pelo Passeio Ribeirinho. 

A Eucaristia teve lugar na Igreja Paroquial de Vialonga presidida pelo assistente do Núcleo, o Sr. Padre João, que muito nos agradeceu pela presença dos vários Núcleos da Fraternidade da Região de Lisboa. Foram ainda agraciados dois elementos da F.N.A., o Jorge Ferreira pelo Núcleo de Vialonga e o Batista do Núcleo de Santa Catarina. 

O almoço partilhado decorreu nas instalações do Salão Paroquial de Vialonga. 

Um dos momentos altos foi sem dúvida a visita à casa de uma família que o Núcleo de Vialonga, em conjunto com várias entidades e comunidade local, fez parte da sua reconstrução. A maioria dos alimentos que sobraram da nossa refeição foram no final doados a esta família. 

A atividade terminou com a visita ao centro interpretativo das Linhas de Torres, no Forte da Casa, onde foi visionado um filme sobre a construção desta linhas defensivas e visita a esta obra militar.

Carlos Sachim

Núcleo de Vialonga