A FNA de Lisboa no "Criar Raízes"

16-02-2017

Decorreu nos dias 4 e 5 de Fevereiro a VI edição da actividade "Criar Raízes" dedicada ao voluntariado ambiental no Parque Natural do Alvão - Vila Real.

Numa iniciativa excelentemente organizada pelo Núcleo Cidade de Vila Real e pelo Departamento Nacional de Ambiente da FNA, em colaboração com o ICNF/Parque Natural do Alvão, a base da actividade ficou localizada como habitualmente no Centro Regional de Atividades Escutistas da Região de Vila Real. 

A edição deste ano decorreu essencialmente na zona de Fisgas de Ermelo e centrou-se uma vez mais no necessário combate à espécie infestante Hakea sericea (vulgarmente conhecida como "espinheiro-bravo") e na desmatação em redor de outras espécies plantadas em anteriores campanhas, por forma a permitir o seu desenvolvimento.

Houve igualmente tempo para melhor conhecer, pela voz dos seus responsáveis, a realidade do Parque Natural do Alvão e do respectivo plano de acção de protecção ambiental que ali vem sendo desenvolvido.

Apesar de realizada sob condições meteorológicas bastante adversas, o resultado de mais uma acção concreta de voluntariado ambiental saldou-se como muito positivo.

Da actividade fez também parte um reconhecimento realizado aos antigos escuteiros do Agrupamento 282 de Godim - Peso da Régua do CNE, incluindo uma homenagem póstuma a um antigo dirigente que marcou gerações de escuteiros da região, e a participação conjunta do contingente da FNA e do CNE local na eucarística dominical daquela localidade. Aguardaremos novidades quanto à possível constituição de mais um Núcleo da FNA naquela área...


A Região de Lisboa respondeu à chamada e marcou presença nesta actividade do calendário nacional da FNA, participando activamente no respectivo programa.