ESCUTEIROS ADULTOS

Agradeço-vos o trabalho que levais a cabo na Igreja e na sociedade, dando testemunho do Evangelho em conformidade com o estilo que é próprio do escutismo. É importante ressaltar a dimensão eclesial da vossa realidade associativa, que reúne leigos perfeitamente conscientes dos compromissos derivantes dos sacramentos do Baptismo e da Crisma. Impelidos por esta convicção, ao longo destes anos de compromisso apostólico procurastes dar testemunho dos valores de lealdade, fraternidade e amor a Deus e ao próximo, servindo generosamente tanto a comunidade eclesial como a civil. 

Papa Francisco 
Discurso aos Escuteiros adultos católicos italianos
Vaticano, 8 de Novembro de 2014

Uma breve apresentação

A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é uma Associação de Escuteiros Adultos fundada em 1955, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE), maiores de 22 anos.

Em situações especiais, definidas no seu Regulamento Geral, a FNA aceita como Associados pessoas adultas que não tenham tido oportunidade na sua juventude de pertencerem ao Escutismo Católico, mas que se identificam com os valores e Princípios do Movimento Escutista e com os Estatutos e Regulamentos da FNA.

A FNA tem por Fins:

a) Manter vivo nos seus Associados o ideal escutista, segundo a Lei e os Princípios do Escutismo;

b) Estimular nos Associados o seu desenvolvimento pessoal contínuo e uma prática escutista de inspiração católica, expressa pela coerência da sua vida com os valores do Evangelho.

c) Desenvolver um serviço voluntário aos outros e de proteção da Natureza e do Ambiente;

d) Promover a fraternidade escutista internacional.

FARDAMENTO - INSÍGNIAS - DISTINTIVOS

FILIAÇÃO FEDERATIVA

A FNA faz parte da ISGF - International Scout and Guide Fellowship (Fraternidade Internacional dos Escuteiros e Guias Adultos) e é membro da FEGA - Portugal (Federação dos Escoteiros e Guias Adultos de Portugal ou Federação dos Escuteiros e Guias Adultos de Portugal), composta pela Fraternal dos Escoteiros de Portugal (FRATERNAL), pela Associação das Antigas Guias (AAG) e pela Fraternidade de Nuno Álvares.

Existem ainda vários outros milhões, entre os adultos, que passaram pela nossa formação escutista, não só no que respeita ao carácter, à saúde e à actividade e ao patriotismo activos, mas no sentido mais amplo da amizade e da fraternidade entre uns e outros, sem ter em conta classes, credos ou nacionalidades, em países estranhos aos seus.

Começa, pois, a fermentar a massa, pequena por enquanto mas crescendo de dia para dia, dos homens e mulheres de cada nação imbuídos de um espírito de mútua camaradagem e de uma decidida vontade de paz.

"FOOTSTEPS OF THE FOUNDER"
Mario Sica, II Edition - 1984
  Versão Portuguesa: José Francisco dos Santos, João Paulo Leandro Feijó, CNE - 1986